Cabeçalho

Lidos de Setembro/2025

Hoje é dia de trazer os lidos desse mês de Setembro/2025. Apesar desse ano não estar conseguindo publicar no blog o quanto gostaria, gostaria de deixar alguns registros posteriores sobre impressões de leitura que podem até ser algumas dicas, quem sabe?


Leitura: Rita Lee - Uma Autobiografia

Ritinha, eu nem te conheci e esse livro me deu uma impressão de estar muito próxima de você!

Hoje trago um pouquinho da minha visão ao ler a autobiografia da Rita Lee, que li por meio do aplicativo de áudio Audible devido ao Clube de leitura que estarei iniciando a participação agora em Outubro/25.

Gostei bastante do livro e dessa narrativa por ser ninguém mais e ninguém menos que a Mel Lisboa, que está interpretando a Ritinha pelos teatros desse Brasil, e além disso, a narrativa da Audible tem um "ghost", que é um outro narrador, que é um fã muito conhecido pela própria Rita, o Guilherme Samora, que dá vários detalhes sobre a vida da artista, que ela mesmo o consultava em vários momentos de sua vida pois ele sabia muito mais do que ela mesma.

Algo que achei muito interessante é que Rita não se põe como santa e nem como alguém ruim, apenas um ser humano como todos nós. Ela é divertida, excêntrica e traz um ponto de vista por vezes polêmico, mas também bastante sincero sobre aquilo que ela acreditava e o que via. Ela fala sem pudores sobre abusos, ainda que em certos trechos, ela não se aprofunde tanto, fala também sobre a vida antes da fama, religiosidade, família, animais e vegetarianismo, além e não pode ficar de nada de fora, as composições e lançamentos de suas canções desde Os Mutantes e até muito depois. 

Te garanto que depois de ler esse livro, você vai ver com outros olhos muitas composições e entender em que momentos chegaram a inspiração para vários sucessos de sua carreira, e se vocÊ não conhecia várias letras, assim como eu, vai querer conhecer várias!

Recomendo? Sim! Mesmo se você não for fã de Rita, é interessante como tem vários momentos do Brasil e assim como outros personagens muito conhecidos pelos brasileiros além das próprias canções que são um show a parte!


Leitura: Em Agosto nos Vemos

Gostei bastante de terem explicado de onde veio esse livro do Gabo (olha eu íntima dos autores?), e das explicações acerca do livro, mas confesso que esse não me pegou tanto também. Esse ano fiz a leitura do Cem Anos de Solidão e não me apeguei tanto como a esse livro. Não sei dizer se não me identifiquei com os personagens, fiquei um pouco irritada com algumas atitudes e apesar de achar que o Gabo tem uma ótima escrita, não tenho certeza se é a minha preferida. 

Recomendo? De fato, recomendo mais se você quiser um livro curto mas que não quer se apegar tanto em personagens. 

Leitura: As Heróinas

Se você gosta de livros que passam em algum conflito que fez parte do mundo, é provável que você goste de As Heroínas, e se você acredita na igualdade e nos direitos das mulheres, você certamente vai se interessar por várias lutas apresentadas nesse livro. 


Apesar desse livro ser um romance, confesso que meu foco maior nem foi ele, porque não me apeguei ao romance romântico desse livro, mas sim pela questão das lutas e da vida difícil das pessoas e em especial das heroínas desse livro que trazem à luz muitas dificuldades no período pós Segunda Guerra Mundial, mas ainda assim é um livro com vários detalhes e plot twists que certamente vão te surpreender, às vezes de forma positiva e às vezes nem tanto. 

Devo dizer que recomendo a leitura para aqueles que se interessam pelo tema e vão entender um pouquinho mais da época terrível que tudo aconteceu. As descrições da Kristin são precisas e você vai se sentir na pele dos personagens por diversas vezes durante a narrativa e ainda se perguntar, porque foi feita tanta maldade e porque as guerras ainda acontecem. 

Você vai ter sua resposta, mas não garanto que ela será feliz.

Livro: Il fantastico viaggio del signor Acqua

Peguei esse livrinho simples para praticar o áudio do italiano e não é que me deparei com uma historinha infantil bonitinha e rápida? Ouvi e descobri esse livro na Audible e pretendo ouvir algumas vezes, só que gostaria de ver em imagens também, pois sinto que fica faltando algo assim para livros infantis.


Esses foram os livros lidos em Setembro e com algumas leituras em andamento: 

  • Talvez você deva conversar com alguém
  • A bibliotecária dos livros queimados
  • Torre do Alvorecer

Postar um comentário

0 Comentários