Hoje vou falar do livro A Síndrome da Boazinha - Como Curar sua Compulsão por Agradar que é um livro que é muito interessante principalmente para pessoas que, assim como eu, tem uma grande dificuldade de dizer "não" ou mesmo de aceitar quem é.
Outro ponto curioso que achei, é que a autora já te direciona para alguns pontos caso você queira usá-lo quase como que um guia, então "pulando" algumas partes, para que possa lê-lo mais tarde, por exemplo.
O terceiro tipo de agradadora compulsiva envolve aquelas cuja síndrome é causada primariamente pelo comportamento de evitar sentimentos assustadores ou desconfortáveis.
Algo muito interessante é que o livro conta com questionários onde você vai entendendo qual o seu grau dessa síndrome para diversas partes, mas você precisa responder de forma sincera e estar bem atenta. Além disso, é interessante porque a autora coloca vários casos que realmente aconteceram, obviamente com nomes trocados, mas que é fácil da gente ler e se colocar no lugar muitas vezes.
Como verá, alguns dos pensamentos agradadores podem ter sido apropriados, e até mesmo benéficos, em sua infância. Mas, hoje, a maioria funciona contra você enquanto adulta.
No final do livro, existe um passo a passo para começar a passar a perna nessa síndrome em 21 dias. Obviamente não vai acabar com ela tão rápido se você tem ela criada dentro de muitos anos como eu, mas certamente é um caminho que pode ser trilhado para diminuir o protagonismo dela.
Afinal de contas, o que há de errado em procurar deixar os outros felizes? Não deveríamos todos nos esforçar para agradar as pessoas que amamos e até mesmo aquelas de quem simplesmente gostamos?
Devo dizer que esse livro gerou pequenos gatilhos, dá muitos tapas na cara principalmente quando você se identifica com determinada frase, porque ter a síndrome da boazinha te leva para "ares" que não necessariamente
O livro está disponível na Amazon, de forma gratuita no Kindle Unlimited ou ainda na Audible se você estiver com a assinatura ativa.
0 Comentários